quarta-feira, 13 de janeiro de 2016



Herança

Nossa geração herdou dos antepassados muitos conhecimentos e saberes. Mas nem tudo são flores... Recebemos também um modelo de mundo civilizado cheio de ideias nefastas, além de preconceitos, estereótipos e outros absurdos. 
As águas, por exemplo: dizia-se que era um bem inesgotável e todos os rios levavam pra longe o esgoto da população. 
Longe dos olhos... O que os olhos não veem... Temos muitos ditos populares sobre o assunto. A ideia de que os oceanos poderiam absorver tudo, ou ao menos levar pra longe, bastava.
Acontece que esse "longe" não existe mais. Não há tapete pra onde varrer escondendo as imundícies. O mundo ficou pequeno. Mas seguimos despejando esgoto nos rios, lagoas e brejos. Tudo acaba indo pro mar. E o mar não está pra peixe. E nem pra gente. Esse legado do passado não pode mais ser mantido, muito menos perpetuado. Solução há. Mas os poderes públicos só vão se mexer se a gente cobrar. Se a gente fizer barulho. Mas a gente tem que acreditar que isso é importante. Ou não haverá um futuro possível pra nossa espécie.
A Terra continuará girando no espaço. Se a gente quiser continuar sobre ela, é bom a gente acordar logo.
E a lama da Samarco continua se espalhando e ninguém foi responsabilizado.





A natureza não é algo separado de nós. 
Não existe "nós" sem a natureza. Somos nela e com ela. A não ser que se prove que somos ETs largados neste planeta para expiar algum pecado cometido alhures... Pode até ser...







Salina da Ogiva: 

Há um projeto para construir 1400 casas neste lugar!! Quanto vale essa paisagem? Pra onde irá o esgoto? Pra onde irão as aves que aqui nidificam? Vale a natureza ou o empreendimento imobiliário?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia meus outros blogs!